Mudar, acrescentar sobrenome… Trocar os documentos!!!

Você já conversou com seu futuro marido sobre a idéia de usar o sobrenome dele? O mais comum é a esposa colocar o nome do esposo e assim a família ter um sobrenome comum. Eu particularmente gosto muito dessa idéia, e por isso completei meu nome de solteira com o “Souza” do meu esposo e hoje somos a família Souza.

Cada um pensa de um jeito e respeito as opiniões de cada um, afinal o que une as pessoas é o amor e não o sobrenome, certo?

O acréscimo do sobrenome normalmente ocorre durante a cerimônia civil. Quem decidir mudar após o matrimônio tem de recorrer ao Poder Judiciário propondo uma ação de retificação de assento civil para alterar o sobrenome.

A decisão pode realmente não ser fácil. Deve-se analisar o que representa a mudança ou ausência dela, desde expectativas quanto consequências, como alterar toda a documentação. Mesmo dizendo que não se importa, na maioria das vezes os homens sentem-se imensamente honrados com a decisão da mulher em usar o sobrenome da família dele, mas as mulheres podem associar a troca à falta de individualidade. Enfim, é um assunto polêmico e por isso cada casal deve conversar sobre isso com antecedência, porque  já vi casos em que só na hora do casamento é que o casal se perguntou o que faria e a decisão não foi pensada, e como isso envolve famílias, merece atenção prévia, né?

Acredito que há uma questão cultural que motiva as mulheres a acrescentar o nome do marido, mas hoje no Brasil a lei permite que tanto o homem quanto a mulher coloquem o sobrenome um do outro, mas retirar sobrenomes não é mais permitido a não ser através de um processo judicial mais complicado.

Mas vou contar a vocês, noivas que estão pensando em acrescentar o nome do maridão, o trabalho que dá depois dessa decisão, vamos à troca dos documentos! Dá um trabalhão! Semana passada fiquei quase o dia todo na fila do Poupatempo pra alterar RG e CNH.

A troca dos documentos pode ser feita aos poucos,  desde que você sempre tenha a certidão de casamento com você, aliás, hoje é possível fazer uma mini certidão de casamento que cabe na carteira, é só solicitar no cartório em que vocês se casou, eu tenho!

Documentos a serem atualizados: RG, CPF, CNH, Titulo de Eleitor, Cartão Cidadão, Passaporte e outros (cartões de plano médico, cartões de crédito, seguro de carro etc). Para isso é preciso levar a certidão de casamento e os documentos a serem trocados, originais e cópias, para alguns precisa de foto 3X4…para maiores informações, procurar os órgãos responsáveis:

RG – orgão expeditor de cada estado, em SP pode ser no POUPATEMPO;

CPF – Receita Federal ou qualquer agência da Caixa Economica Federal, do Banco do Brasil ou dos Correios;

CNH: Detran, em SP pode ser no Poupatempo;

Cartão Cidadão: Caixa Econômica Federal;

Título: Cartório Eleitoral;

Carteira de Trabalho: Ministério ou Secretaria do Trabalho;

Passaporte: Polícia Federal.

A alteração do nome na carteira profissional, título de eleitor e certidão militar não tem custo. Já a carteira de identidade e CPF, por exemplo, é preciso pagar uma taxa.

 Mais informações:

http://www.poupatempo.sp.gov.br/home/

 http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/CPF/CPFAlteracaoDadosCad.htm

 Cammis

About these ads

74 Comentários

Arquivado em 1o Ato, Pout Pourri

74 Respostas para “Mudar, acrescentar sobrenome… Trocar os documentos!!!

  1. Mari Coelho

    Nossa,nem fale, e que trabalhão…
    Achei OTIMA essa ideia da mini certidao!! Vou fazer a minha!!!
    Ainda falta um monte pra eu trocar…
    Tks pelas dicas!!!

  2. Aline

    eu não coloquei o sobrenome do meu marido, acho muito coisa de vovo sem contar na trabalheira

  3. janielson jose da rocha nascimento

    Eu queria tirar o josé do meu nome, ele é muito grande e as vezes abrevio. como faço ?

    • Para mudar de nome é preciso um advogado ou defensor público; certidões negativas nas áreas cível, criminal, trabalhista e federal; e como prova podem ser apresentados documentos oficiais, como contas de água e luz e crachá da empresa; além de testemunhas. Você precisa abrir um processo jurídico, mas a lei assegura que você possa fazer isso caso o nome te incomode. Espero ter ajudado, Abs.

  4. BOA NOITE VOU FAZER OS DOCUMENTOS DO MEU FILHO O NOME DELE É MUITO GRANDE QUERO SABER NO ATO DA ASSINATURA ELE PODE DEIXAR DE ASSINAR UM SOBRENOME , NO CASO TIRAR O MEU SOBRENOME GRATA : JANI

    • Jani, Procure um cartório mias próximo de você para certificar-se da resposta. De qualquer forma, em documentos oficiais, o nome dele sempre deverá estar completo, mas ele poderá assinar da maneira como preferir. Abs

  5. Aline

    Meu marido queria colocar meu sobrenome e queria também tirar um o Oliveira, pq é do pai com quem ele n teve uma boa relação e também pq ele tem nome composto, 2 sobrenomes e ai pegar mais um ia ficar um nome enoooorme, quando fomos ao cartorio para mudarmos ele simplesmente não podia tirar o Oliveira, poderia colocar o meu Miranda, mas o Oliveira, só por meio judicial, enfim um absurdo, já que a mulher pode tirar o sobrenome todinho e ficar SO com o so marido, ai acabou que eu e ele ficamos com o mesmo nome de solteiro e com muita raiva.

  6. ks

    gostaria de saber quanto custa para mudar meu nome de solteira para casada na certidão do nosso filho?

  7. Grégori

    Olá, meu nome é Grégory, porém a alguns anos (19), quando casei a certidão de nascimento atualizada que serve para o cartório emitir a de casamento, foi feita errada pelo Cartório onde nasci, e consequentemente saiu errado na certidão de casamento – meu nome apartir daí ficou com a letra “i” no final, ficando Grégori, pois bem, como não percebi no momento, o registro de meus filhos desde então passaram a ser com ” i ” e quando fui emitir uma segunda via da identidade, saiu com o ” i ” também, e somente aí que fui perceber. Em contato com o Cartório que emitidiu a Certidão de casamento, fui informado que é um processo bastante moroso para solicitar a alteração de tudo novamente, devido a isso, emiti apartir daí todos os outros documentos com a letra ” i “, mas para minha surpresa, esta semana precisei reconhecer firma de um documento, e no tabelionato onde eu frequento qu tinha a ficha com o nome antigo e agora eles me informara que ali eu não podia alterar meu nome, sendo que todos os meus documentos estão agora com o ” i “, e me aconselharam a veirificar e voltar com meu nome antigo (correto) para evitar qualquer penalidade, inclusive de Falsidade ideológica. Pergunto isso pode acontecer e o que posso fazer ?? Ou é melhor deixar assim que não haverá problemas. Agradeço se puderem me retornar. Att. Grégori

  8. Shelry Pamela

    Eu casei a pouco tempo e estou com muitas duvidas,meu filho já tem RG gostaria de saber se pelo fato de ter que trocar toda a minha documentação por causa da alteração que fiz no meu nome,se eu tenho que tirar um novo RG para meu filho?? e como fica a certidão do meu filho ai…me ajude rsrs

  9. nubia basilio da costa prado

    eu troquei meu rg pois acrescentei o nome do meu esposo, la ja tinha o numero do meu cpf eu preciso troca na receita federal

  10. Larissa

    Bom dia!!!Eu casei em 2002,acrescentei o sobrenome do meu esposo;Mas acabei n trocando os documentos.Sempre q faço algo,digo q sou casada,e apresento minha certidão de Casamento.Isso tem algum problemas?Obrigada.

  11. Thaís Santos Silva

    Tenho 16 anos e meu sobrenome é Santos Silva, o Silva é domeu pai. Gostaria de retirar o Silva e trocar por Tiburcio que é outro sobrenome dele, isso é possível? ele disse que está completamente de acordo.

  12. Camila

    meu filho tem 1 mês de vida e me arrenpendi de não ter colocado um sobrenome meu… Será que posso ainda incluir?

  13. quero mudar meu sobrenome tipo meu nome é karina barbosa da silva eu queria que fosse da seguinte maneira karina luara de lima e silva, minha família inteira tem o lima menos eu queria mudar isso e acrescentar luara como segundo nome

  14. quem poder me dar alguma informação como telefone, endereço, ou email que possa me ajudar em relação a trocar meu nome me informe por favor meu email é ka275@hotmail.com espero anciosa um retorno. Obrigada

  15. Meu nome completo é RAQUEL DA SILVA ….. eu queria acresentar Lirio no caso ia ficar RAQUEL LIRIO DA SILVA ….. como faço e ainda por cima sou de menor minha mãe que vai fazer tudo cmo faço

  16. Lia Carla

    Olá, estou com uma dúvida cruel… Me casei novinha, com 18 anos, eu já tinha meu RG e meu CPF, mas ainda não tenho meu título de eleitor. Tirei meus cartões de crédito, tenho conta em banco, e agora to pensando em fazer faculdade e me inscrevi com meu nome de solteira, isso pode dá problemas futuramente? Posso tirar meu Título de Eleitor e continuar fazendo faculdade com meus documentos de solteira?

    Desde já obrigada!

    • Gabryella Carletti

      Vai te dar problema sim!!!! Se você é casada e tem o sobrenome do seu marido, seu diploma tem que vir com o seu nome correto ( de casada)!!!

  17. eu sou natural de recife e tirei meus documentos lá, casei no rio grande do norte, quando fui tirar meu RG o numero mudou gostaria de saber e o CPF muda também ou se continua o mesmo numro porque estou tirando em outro estado?

  18. Jéssica Almeida de Oliveira Machado

    Olá, meu nome é Jéssica, tenho 18 e eu gostaria de saber o que devo fazer com meus documentos, pois botei o nome do meu pai na minha certidão. Agora tenho um sobrenome a mais, nome dos meus avós paternos e o dele. Eu devo tirar todos os documentos novamente né (RG, CPF, TITULO DE ELEITOR E CARTEIRA DE TRABALHO) !?

  19. claudia

    Não tenho um sobrenome da minha mãe e queria incluir, isto é possível?

  20. wagner lima

    O MEU NOME É WAGNER LIMA , MAS GOSTARIA DE ACRESCENTAR O MOREIRA DA MINHA MÃE QUE O MEU PAI FEZ A GENTILEZA DE NÃO COLOCAR !!! FIARIA WAGNER MOREIRA LIMA, LEGAL NÉ ??? MINHA MÃE VAI FICAR MUITO FELIZ !!! COMO POSSO FAZER PARA QUE ISTO OCORRA SEM MUITOS TRANSTORNOS ???

    • Wagner e demais que estão com dúvidas quanto à mudança de nome…o processo não é super simples, sugiro que vocês procurem o cartório mais próximo de vocês para sanar as dúvidas. Abs.

  21. Margarete Mendes

    Há alguns dias, ao ser atendida no Banco do Brasil, apresentei meu RG. Fiquei surpresa ao ser informada que o mesmo estava com a data vencida, ou seja, eu a tenho há mais de dez anos e, por isso, devo tirar uma nova. Isso procede?
    Aproveito para tirar uma outra dúvida. Depois de 10 anos, resolvi entrar com processo de reconhecimento de paternidade do meu filho, pois o pai nunca se interessou pela paternidade. Com isto, sei que devo levá-lo para fazer um novo documento de identidade para averbação do nome do pai. Quais documentos devo apresentar? O novo RG sai na hora? Posso ir a um posto do I.I.R.G.D?

  22. luciana

    OLA! QUANDO CASEI NO CARTÓRIO, NÂO PERMETIRAM QUE TIRASE O DA SILVA NO MEU NOME, DISSERAM Q SO PODERIA TIRAR O FERNANDES E FOI O Q FIZ. ESTOU 11 ANOS ARREPENDIDA, O Q POSSO FAZER NESSE CASO?

  23. Flavia

    Urgente, em todos os meus documentos tenho o nome Flavia, só agora descobri que no meu registro de nascimento tenho o nome de Maria Flavia, o que faço o erro foi meu?

    • Flavia,
      Para fazer o seu primeiro RG você dev ter apresentado sua certidão de nascimento. Se você não sabia que seu nome era Maria Flávia, mas é, vocÊ poderá ter problemas no futuro. Sugiro que procure o cartório mais próximos para resolver.

  24. daniela

    ola Meu nome é daniela esto casada a 4 anos mais eu acabei mudando meu sobrinome de solteira.daniela silva sousa mais tirei o sousa e coloquei oliveira tenho como munda eu gostaria de coloca os 3 sobrinome.obrigada

    • daniela

      28/04/2012 às 20:32

      ola Meu nome é daniela esto casada a 4 anos mais eu acabei mudando meu sobrinome de solteira.daniela silva sousa mais tirei o sousa e coloquei oliveira tenho como munda eu gostaria de coloca os 3 sobrinome.obrigada

  25. daniela

    óla meu nome e daniela silva de oliveira quando eu casei eu tire meu nome se solteira que era deaniela silva sousa mais hojo esto muito arepedida pela essa escola eu posso altera minha sertidão de casamento.Eu quero que fique daniela silva sousa de oliveira sera que posso .a jatenho 4 de casada.obrigada me responde..

  26. Juliana

    Oi, tô com uma dúvida. Casei, e no dia q casei, assinei o meu nome de casada por completo. Agora vou sofrer p/ assinar documentos. Queria colocar meu nome principal + um “B” mudo + um”M” mudo, pois caberia na hora de assinar documentos. Tenho q procurar um advogado p/ fazer isso?? Só quero facilitar p/ assinar, mais nda..

    • Juliana, VocÊ sempre precisará assinar como está no seu documento de identificação. Se você anda com o seu RG, precisará assinar como no seu RG. Se você anda com a sua CNH, precisará assinar como na CNH e sobretudo assinar cheques e pagamentos como você assinou no banco, senão seus cheques vão começar a voltar!
      Para você poder assinar como descreve em seu comentário precisará trocar a assinatura dos documentos.
      Cammile

    • José Charles

      Oi Juliana, nesse caso, sugiro que procure um cartório para reconhecimento de firma (assinatura). Lá Você terá a opção de escolher três (3) formas para estar assinando seus documento.
      Meu nome também e muito grande (composto por 6 nomes), e fiz reconhecimento de firma com:
      1 – nome completo
      2 – abreviando 2 nomes
      3 – rubrica.
      Este serviço é pago.

  27. rodolfo serafim de melo

    Olá, meu nome é Rodolfo, tenho 24 e eu gostaria de saber o que devo fazer com meus documentos, pois eu tirei a segunda via da minha certidão de nascimento, e fui registrado com um novo sobrenome o do meu pai. Eu devo tirar todos os documentos novamente??? (RG, CPF, TITULO DE ELEITOR E CARTEIRA DE TRABALHO) !?

    • Rodolfo e demais que nos perguntaram sobre as trocas de nomes etc. Este assunto é bem delicado e deve ser tratado pelo cartório de sua cidade. Sugiro que procurem o cartório mais próximo para sanar as dúvidas.
      De qualquer forma, sim, quando há troca do nome, seja por acréscimo de sobrenome, seja por retirada, é preciso trocar todos os documentos! RG, CPF, CARTEIRA DE TRABALHO, CARTEIRA DE MOTORISTA e todos os outros cadastros que você tenha no Banco, no Clube, enfim…a troca de nome não é simples!

      Cammile

  28. Willian Monteiro da Silva

    Boa Noite meu nome é Willian. Minha mãe quando se casou na certidao de casamento foi colocado o ( da Silva ) quando ela queria que o ( e Silva ). Até hj ela tem vontade de efetuar essa correção. É possivel ? No meu caso que sou filho tb teria que trocar o da por e nos meus documentos ??
    Cordialmente
    Willian

  29. eu mi chamo Rony Paula Gonçalves Motoso sou do sexo feminino e não gosto do meu primeiro nome,muitas pessoas riem de mim por ser nome de homem,gostaria de mi chamar Paula Gonçalves Motoso,é dificil ?quanto tenho q pagar por isso,? obrigada.

  30. daniela

    01/05/2012 às 15:11

    óla meu nome e daniela silva de oliveira quando eu casei eu tire meu nome se solteira que era daniela silva sousa mais hojo esto muito arepedida pela essa escola eu posso altera minha sertidão de casamento.Eu quero que fique daniela silva sousa de oliveira sera que posso .a ja tenho 4 de casada.obrigada me responde..

  31. como eu faca para mudar meu sobrenome para casada

  32. oi eu não quero mudar de sobrenome mais sim acresentar queria colocar o sobrenome abravanel mais tenho 11 anos é possivel.

  33. Dayane Cristina

    Gostaria de saber se posso tirar o sobrenome da minha mãe que é o do meio e colocar o do meu esposo? Sei que pode acrescentar o sobrenome do esposo no final do nome, mas não sei se no meu caso será possível, porque quero tirar um e esse é o nome do meio e é o da minha mãe. É POSSÍVEL?
    Aguardo!!!

  34. Soraya

    Oi, adorei a dica! Ela vale para acrescentar o sobrenome do marido? Casei no civil e na época não quis o sobrenome dele, mas mudei de ideia agora? O que eu faço? Obrigada!

  35. Mariana

    me caso em outubro e vou dar entrada no processo de casamento dia 04/07 porém minha duvida é quero colocar o sobrenome do meu esposo porém não gosto do ultimo sobrenome queria colocar o primeiro será que posso fazer isso??

  36. Ricardo

    Gostaria de ascrecentar mais um nome , fica muito dificil nestes casos em que não há nenhum constrangimento com o nome? Apenas gostaria de acrecentar mais um após o primeiro nome.

    Grato.

  37. David

    Olá, sou menor de idade e queria mudar meu nome, ele me causa muito constrangimento, pois tenho um sobrenome feminino e quero substituir pelo sobrenome da minha mãe

  38. Gabriela

    Eu qria saber se eu não colocar o nome do meu esposo, eu vou ficar com o meu nome de solteira.. mais mesmo assim eu vou ter q trocar os documentos de casada ?

    • José Charles

      Boa noite Gabriela,

      Só haverá necessidade de trocar os seus documentos caso você altere o seu sobrenome.
      Se não mudar o sobrenome não há necessidade de novos documentos.

  39. Jeniffer

    Olá….casei fazem dois anos, porém não sabia que poderia ter escolhido qualquer um dos sobrenomes no meu marido para usar como nome de casada, porém gostaria de mudá-lo do sobrenome A para o B (por exemplo).Como posso proceder???

  40. fernanda

    Ola meu nome é fernanda marton moraes queria tirar o marton moraes e colocar outro sobrenome é possivel…se eu entrar com uma açao consiguirei a mudança …

  41. Aninha

    Não será o nome que vai tornar o casamento feliz … eu recomendo a todos que vão ou aos que pretendem casar-se, que continuem com os seus nomes…pois a trabalheira que dá para mudar tudo é muito grande…não esqueçam que além dos documentos oficiais há tb os escolares (aqueles tirados após o casamento.. tipo os certificados de graduação, pós e etc mas que não foram tirados com o novo nome). Vc poderá ter grandes problemas, inclusive na hora de assumir uma vaga de concurso público…experiência própria… pois meu diploma foi tirado com o nome de solteira. No fundo me arrependi de mudar meu nome… pois acrescetar não fez nenhuma diferença no meu casamento..somos muito felizes independente de nome…

  42. gilclene

    olá, bom sou universitaria e trabalho de carteira assinada, vou casar final do ano e gostaria de saber como fazer na hora de trocar os documentos ja que vou acrescentar o nome do meu marido. devo trocar os documentos da universidade e do trabalho? como fazer?

  43. francisco silva nascimento

    quero agregar um nome ao, meu oq, devo fazer,,?

  44. Herica

    ola boa tarde meu filho tem 11 anos nunca teve problemas com seu sobrenome! mas agora seus colegas de classe estao rindo de seu ultimo sobrenome q e do pai dele estou preucupada tenho medo q possa virar um bulling como fasso para alterar? e possivel?

  45. Patrícia

    Bom dia… Eu vou casar e dei entrada no processo, coloquei um dos sobrenomes do meu noivo, mas ficou inviável o sobrenome devido não poder tirar o “dos” de “dos Santos”, meu nome ficou “Patrícia Ferreira da Silva dos Santos”, eu queria mudar e colocar o outro sobrenome, a documentação já está pronta segundo cartório, falta só marcar o casamento civil, será que ainda posso trocar? =/… Por favor me responda!

  46. tais vieira rego

    me chamo tais vieira rego e gostaria de acrescentar rebeca ao meu nome,, ficaria: tais rebeca vieira rego. meu nome seria rebeca só que meu pai mudou e desde pequena meus familiares me chamam de rebeca. me ajude por favor…

  47. debora

    casei e continuei com o nome de solteira mas agora gostaria de tirar o sobre nome de meu pai e colocar de meu marido?

  48. Patricia

    Existe um prazo para fazer a troca de todos esses documentos?

    • Os documentos não serão válidos até que você os troque, pois seu nome foi alterado, ou seja, você sempre precisará andar com a certidão de casamento, melhor fazer a troca logo.

  49. Felipe

    Meu nome é José Felipe Marques da silva e gostaria de saber si eu Posso tirar “José” deixar Felipe e marques e tira “da silva” e colocar outro sobrenome ?

  50. juliana

    Olá, tenho duas filhas, uma tem 14 e a outra tem 10 anos, e elas querem o meu ultimo sobrenome que eu não coloquei nelas.Conversei com elas que isso não será fácil e talvez muito caro pra fazer, só que elas não querem nem saber, quer de todo jeito o BRAZILEIRO no sobrenome delas. É possível tá atendendo o pedidos delas?

  51. Luana F. Silva

    Me chamo Luana Francisca Silva tenho 18 anos ..eu detesto o meu sobrenome “Francisca” por conta de piadinhas e me sinto muito constrangida quando me perguntam o sobrenome..é possivel tirar meu sobrenome? e ficar apenas Luana Silva..se possivel que procedimentos devo tomar? esse processo dura em media quanto tempo? aguardo resposta.

    • Pessoal, Fizemos um post informativo a respeito da troca de nomes, mas o ideal é que procurem um cartório para tirarem suas dúvidas. Há muitas trocas que só podem ser feitas com um processo judicial e a ajuda de um advogado é essencial.
      Abraços

  52. juliana

    eu casei no civil e acrescentei o sobrenome do meu marido,o meu nome ficou muito grande e gostaria de tirar um dos sobrenomes não o dele o que faço?

  53. marcos cipriano

    Ola Vou Casar em recife/PE mas vou morar em sp
    o nome da minha noiva é Alexandra Trajano De lacerda
    O larcerda e do pai dela no qual nao tem boas relaçoes com ela e abandonou a familia quando ela tinha 2 anos enfim ela nao tem nenhum contato sentimental pessoal ou fisico com ele desde entao , ela que tirar o lacerda e acrescentar o cipriano que e meu sobrenome entao ficaria Alexandra cipriano trajano

    posso recorrer a um processo judicial para retirar esse nome … mesmo que tenha q alterar os documentos dela ??
    pois ela nao quer de geito nenhum esse nome …

  54. Leandro, Uma vez que você assinaram um documento de casamento com o novo nome, os nomes e vocês foram alterados. Ou seja, não há como manter o nome de solteiro. Vocês terão sim que alterar todos os documentos ou andar sempre com a certidão de casamento. Vocês optaram por trocar de nome, as pessoas dos outros documentos não “existem” mais…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s