Como organizar Daminhas e Pajens no casamento

Dando sequência aos posts sobre o cortejo do casamento, vamos falar um pouquinho sobre os pajens e daminhas, outro assunto que gera muitas dúvidas! Mas vamos esclarecer as principais aqui pra vocês:

daminhas-e-pajens-06

Quantos pajens e daminhas posso ter? Não há uma regra, mas é preciso levar em consideração o espaço da cerimônia, assim é possível manter um equilíbrio visual. O ideal é ter um casal (1 pajem + 1 daminha) ou um trio (pajem + 2 daminhas).

Qual a idade ideal das crianças? O ideal é que tenham entre 5 e 12 anos, porque crianças muito pequenas podem “travar” na hora de entrar. É importante que as crianças sejam íntimas dos noivos, assim elas vão entender a importância do evento e dificilmente terão vergonha em frente aos convidados. Esse fator também ajuda a cortar o número de crianças no cortejo quando há dificuldade de escolher.

Quem deve pagar as roupas? É de bom tom que os noivos se ofereçam para pagar os trajes das crianças,mas se os pais dos convidados têm boas condições financeiras, isso não é obrigatório.

Quem faz o quê? O pajem leva a aliança (numa almofadinha ou bandeja) e entrega ao noivo quando chegar ao altar. As daminhas levam tradicionalmente pequenos buquês ou cestinhas de flores. Mas é possível ser bem original e deixar esse momento mais descontraído, assim o pajem pode entrar puxando um carrinho, com uma plaquinha de “lá vem a noiva”etc, e as daminhas com bonecas, bexigas etc.

Como organizar a entrada das crianças? Tradicionalmente um casal de pajem e daminha entra logo antes da noiva (de preferência com uma música diferente). Alguns noivos optam pela entrada do pajem no meio da cerimônia, na bênção das alianças. Isso dá uma quebrada no andamento da cerimônia, que pode ser tanto bom quanto ruim (daí vai depender do que os noivos preferem, mas é legal discutir isso com o seu cerimonialista!) Se houver mais de um casal, as crianças devem ser  agrupadas em pares, com as menores na frente e as maiores atrás. O primeiro casal deve ser o pajem com uma daminha da sua altura, e as demais daminhas atrás com buquês nas mãos.

entrada dos pajens com daminha

Fotos: Reprodução

Alguém já fez algo diferente que ficou legal e quer compartilhar aqui com a gente? No próximo post vou dar algumas ideias bem lindas e diferentes para a entrada das crianças ;)

Bjos! Auina

About these ads

7 Comentários

Arquivado em 1o Ato, Protagonistas

7 Respostas para “Como organizar Daminhas e Pajens no casamento

  1. fernanda

    vou me casar em maio ou melhor ja vivemos juntos e vamos oficializar nossa uniao quero fazer algo diferente meu filho de 18 anos vai entrar comigo minha filha de 11 anos irá entrar com meu esposo e a minha caçula de 07 anos irá entrar com as alianças caso tenham alguma dica por favor me mandem bjssss

  2. Natalia

    Olá, tenho 7 damas e 3 pajens, mas 3 são damas adolescentes, que serão minhas floristas (com seus vestidinhos próprios para a idade como aprendi aqui!), 1 entrará com as alianças e as demais com seus respectivos pares. Mas estou na dúvida em como organizar esse cortejo; eu pensei em colocar as menores que são os 3 pares primeiro, depois as floristas antes da minha entrada e uma entrando somente na hora das alianças, porém me disseram que as floristas devem abrir o cortejo, gostaria de sua sugestão. Obrigada!!!
    Obs: a menor tem 5 anos e as demais 8 então também pensei que talvez eles pudessem entrar antes de mim depois das floristas e das maiores e o pajen com a placa lá vem a noiva, ai são muitas dúvidas, rs.

    • Oi Natalia! Olha, há muitas possibilidades no seu caso… Mas eu faria assim: colocaria todas as crianças entrando antes de vc de uma vez só (os 3 casais na frente e as floristas atrás, mantendo uma certa distância). Depois, no momento das alianças, entraria a outra menina. Eu gosto assim pq muitas entradas de crianças pode gerar certo tumulto, fica cansativo pra quem está assistido e acaba desviando a sua atenção! O q acha? Bjos e boa sorte! Auina

  3. Camila

    Boa tarde!
    Gostaria de opiniões diferente para entrada das daminhas e pagens obrigada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s